terça-feira, 9 de novembro de 2010

Relatorio

Ao iniciar o novo modulo, Ourivesaria, foi-nos transmitido a sua essencia.
A ourivesaria divide-se entre a Joalharia, objectos para adornar o corpo, e a Prataria, objectos para decorar o espaço. Um exemplo de um objecto de joalharia é um colar de pérolas, um exemplo de prataria, é uma travessa de prata que embeleza uma mesa.
Pra quem queira prosseguir os estudos ao nível da ourivesaria, as escolas mais adequadas são: FBAUL, ESAD, UNL  e  IPT no ensino superior, e ARCO, CONTACTO DIRECTO, CINDOR e FUNDAÇAO RICARDO ESPIRITO SANTO no ensino particular.As saídas profissionais disponíveis são : trabalhar ou possuir um atelier, trabalhar ou possuir uma loja|galaria, ou até dar aulas numa escola.
No nosso curso, os trabalhos dos alunos são maioritariamente produzidos com cobre e latão.
Existem 2 técnicas de trabalhar em ourivesaria: a Cinzelagem, técnica de trabalhar a prata;a da Comformaçao onde se utiliza um martelo pra criar curvas na peça com o molde chamado embutideira; a Dobragem onde o material precisa de ser re-aquecido para não partir; e a Soldadura onde se usa Tincal para ajudar a soldar duas peças. O  maçarico deita uma chama tao intensa que so com pinças se consegue pegar na peça.
Para cortar os materiais utilizam-se uma armação de serra, onde uma estelheira( peça de madeira) ajuda a segurar a peça.
Para limpar as peças utiliza-se um processo chamado branqueamento, onde se usa o acido sulfúrico e agua. Este procedimento faz com que a prata fique da cor de uma folha de papel.

Sem comentários:

Enviar um comentário