terça-feira, 12 de outubro de 2010

RELATORIO2


Na aula de projecto de terça-feira dia 12 de Outubro iniciamos a introdução á cerâmica
 A Professora falou de dois tipos de pasta que é cozida, a de baixas temperaturas( aproximadamente os 1000 graus), e as de alta temperatura( a partir dos 1200).
As pastas de alta temperatura é a Porcelana, usada nas locas sanitárias, o Grés e o Refractário, e as pastas de baixa temperatura são o barro encarnado e o branco.
As ferramentas que se utilizam são as Teques de madeira, as Teques de arame, umas facas ou laminas, um furador, o rolo da massa, o Garrote( fio de Nylon que serve para cortar o barro), um RIM( material oval achatado em plástico, que serve para planificar as peças) e por ultimo as réguas( paus de madeira com diferentes espessuras para fazer diferentes formas de lastra)

De seguida falamos das técnicas usadas para moldar o barro:
-A Técnica da Bola- que consiste em fazer com as mãos uma bola com o barro, com o polegar modelamos o interior, e com a ajuda dos restantes dedos, modelamos o exterior. Esta técnica é usada para fazer taças e cabeças de fantoches.
-A Técnica do Vazamento ou da Açougagem, que, com um teque, retira-se o barro do interior da peça, e com a faca risca-se a superfície lateral e com a ajuda da lambugen( cola especial do barro)colamos as duas metades.
Faz-se também uns furos na peça para o ar que se encontra la dentro sair, ao invés de ficar la dentro e destruir a peça enquanto a cozedura.
.-Técnica da Lastra- que consiste em fazer uma lastra com o barro, utilizando o rolo da massa para esticar o barro.
- A técnica do Rolinho- onde se faz uma forma, risca-se com a faca, colaça-se lambeugem em volta e com um rolo de barro previamente feito cola-se o rolo com a base..






 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário